24 de março de 2010

DESIGN DE SUPERFÍCIE

CONCEITO DE "DESIGN DE SUPERFÍCIE"


Design por Renata Rubim

A expressão "Design de Superfície" é a tradução de Surface Design, usada em países de língua inglesa e oficial nos meios eletrônicos. Sendo assim, foi escolhida para denominar este trabalho, na intenção de ser o mais abrangente possível.Em português é usada a nomenclatura "Desenho (Industrial) de Estamparia", todavia, a palavra estamparia geralmente é associada a padrões impressos sobre tecidos.Os franceses também possuem uma expressão própria, adotando a palavra "design" do inglês e acrescentando a expressão “de revestimento”, em frânces, compondo: " Design de Revêtement". Assim vemos que a palavra design adquiriu um sentido próprio, ligado à produção industrial."Design de Superfície" consiste na criação de imagens bidimensionais, projetadas especificamente para geração de padrões, que desenvolvem-se de maneira contínua sobre superfícies de revestimentos. O processo criativo é voltado para aplicação na indústria, basicamente nas áreas: têxtil, de papelaria, cerâmica e materiais sintéticos. Além do aspecto artístico que envolve o design de superfície, outros fatores, como o tipo de impacto que a imagem deve causar, o resultado final pretendido por um eventual cliente e, muitas vezes, o custo final do material e da execução são levados em consideração. Ao contrário de uma obra de arte onde o artista muitas vezes não mede recursos para dar asas à sua criatividade, no Design de Superfícies procura-se levar em conta esses outros fatores contribuintes, utilizando sempre de uma metodologia para a criação.Um designer não se deixa levar simplesmente pela “inspiração”, mas analisa todos os fatores que podem levar o produto a se tornar um sucesso de mercado.


Design por Marcelo Rosenbaum


Existem alguns sites que valem a pena conferir, que tratam sobre o Surface design no Brasil e sobre o Fórum Superfícies, um evento que aborda o tema em questão.

Adaptado De:

A seguir, 5 exemplos de produtos feitos com polimeros:




Vacas expostas na Cow Parade


Cow Parade em Budapeste

Cow Parade no Rio de Janeiro, em 2007

Cow Parade é uma exposição de arte pública internacional que foi apresentada nas principais cidades em todo o mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metro, avenidas importantes, e parques. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade. O material utilizado, Fibra de Vidro é um composito polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliester (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, "Polímero Reforçado com Fibra de Vidro".






Os produtos da Melissa e Decoração


Por trás do design e do estilo de cada Melissa, tem um extenso trabalho de tecnologia. Para isso, a Melissa utiliza o Melflex®(PVC criado especialmente para a melissa) em sua fabricação. Esse material é o melhor termomoldável flexível que existe, pois além de resistente, oferece muito mais conforto e suavidade ao toque.

Os acabamentos também mereceram atenção especial, e o processo 3DB® é hoje empregado na fabricação dos modelos da marca. É isso que torna possível estampar conteúdo na superfície dos diversos produtos da Melissa. E tem o inconfundível cheirinho das Melissas, grande patrimônio da marca e também motivo de orgulho! A Melissa é a única empresa de calçados no mundo que aplica aroma no produto.

Melissa é uma marca Grendene.



Vídeo de explicação sobre o material de fabricação da melissa:
http://www.youtube.com/watch?v=qXOTA-r94Rs&feature=player_embedded





Objetos Decorativos




Objetos de decoração e mobiliário infláveis, dobráveis e enroláveis. Parede formada de pufes recheados com bolas infláveis. Autor:Cláudio Martins. Material em PVC transparente com ilustrações impressas por processo exclusivo de transferência para PVC, ou com objetos em seu interior.



Fontes:




Notebook

Fruto de um concurso realizado com a MTV em 2007, o modelo HP Pavilion notebook dv2872br “Artist Edition” é baseado no design de um estudante português. O design “Asian Odyssey” incorpora cores marcantes e diversos elementos simbólicos.
Entre os elementos de design do notebook estão o bonsai, o dragão chinês, o símbolo yin-yang, e outros elementos da cultura asiática.

As ilustrações são permanentes - infundidas na tampa ou pintadas a spray - e são prolongadas para o interior, incluindo a área de descanso de palma e as bordas do teclado. A mochila do notebook é decorada com o mesmo motivo, e a configuração não é nada mal. Outro computador com um design muito bacana é o Notebook Vivienne Tam, também da HP.







Com um design voltado para o público feminino, são utilizadas flores, borboletas e cores delicadas, como o cor de rosa e o lilás. O trabalho de design em si vale a pena.




Fontes:



Toy Art

Design by Tokidoki

Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de "brinquedo de arte", isso é, um brinquedo que não serve para brincar, e sim para servir de elemento decorativo, colecionar, etc. Esses “brinquedos” podem ser fabricados em vários materiais e tamanhos, mas o mais conhecido é o de vinil.

O boneco, que pode ser vendido em formato padrão, sem nenhum detalhe, é customizado pelo designer, que se utiliza de tintas, canetas, enfim, o que lhe vier à cabeça. A loja Imaginarium é um dos locais que comercializa esses artefatos. No blog da loja, o designer Viti comenta sobre os modelos lá expostos para venda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário