24 de março de 2010

Design de Superficie - Exemplo


Karim Rashid, e o Metal





" Eu sempre fui obssecado por padrões. Trabalhando com a ALLOY tive a grande oportunidade de brincar com a ideia da padronagem, do grid e da repetição. A padronagem é uma maneira de fornecer riqueza e complexidade à nossa ilha cartesiana. Quanto mais diversificada a linha, forma, e composição, mais interessante é uma simples célula. A ondulação, as formas curvilíneas dão a uma superfície 2D uma sensação de 3D. Esses elementos repetem-se de maneira previsível mas eles foram projetados para contradizer o revestimento cerâmico quadrado. Essa coleção para ALLOY é orgânica na forma pois eu acredito que o mundo precisa de suavização e mais fluidos espirituais humanos."


A colaboração de Karim para a ALLOY foi o resultado de desenvolvimento de oito inovadores revestimentos cerâmicos de metal (células) projetadas para mudar a “cara” dos revestimentos já existentes. Disponível agora em todos os materiais da ALLOY e finalizados incluindo aço inox, cobre, latão, titânio e aço natural, cada design foi cuidadosamente desenvolvido, testado e produzido na fábrica australiana da ALLOY. Toda a produção foi feita visando a maior durabilidade do produto.

Os oito projetos foram: Ubiquity, Infinit, Kink, Ninja, Kismet, Flux, Karma, Kismet&Karma.


A seguir exemplos do mesmo.


KARMA (titanium)

KINK (Copper)

KISMET & KARMA (brass)

UBIQUITY

INFINIT

KINK

NINJA

KISMET

FLUX


KARMA


Na mesma linha de revestimentos com formatos diferentes e que transmitem sensações diversas, temos algumas empresas brasileiras, como a Solarium. No site da mesma pode-se acessar a infinidade de combinações possíveis, seja de padronagem, cor, estilo, textura. O Exemplo mais semelhante ao desenvolvido por Karim seria o da linha Permare.






DESIGN DE SUPERFÍCIE

CONCEITO DE "DESIGN DE SUPERFÍCIE"


Design por Renata Rubim

A expressão "Design de Superfície" é a tradução de Surface Design, usada em países de língua inglesa e oficial nos meios eletrônicos. Sendo assim, foi escolhida para denominar este trabalho, na intenção de ser o mais abrangente possível.Em português é usada a nomenclatura "Desenho (Industrial) de Estamparia", todavia, a palavra estamparia geralmente é associada a padrões impressos sobre tecidos.Os franceses também possuem uma expressão própria, adotando a palavra "design" do inglês e acrescentando a expressão “de revestimento”, em frânces, compondo: " Design de Revêtement". Assim vemos que a palavra design adquiriu um sentido próprio, ligado à produção industrial."Design de Superfície" consiste na criação de imagens bidimensionais, projetadas especificamente para geração de padrões, que desenvolvem-se de maneira contínua sobre superfícies de revestimentos. O processo criativo é voltado para aplicação na indústria, basicamente nas áreas: têxtil, de papelaria, cerâmica e materiais sintéticos. Além do aspecto artístico que envolve o design de superfície, outros fatores, como o tipo de impacto que a imagem deve causar, o resultado final pretendido por um eventual cliente e, muitas vezes, o custo final do material e da execução são levados em consideração. Ao contrário de uma obra de arte onde o artista muitas vezes não mede recursos para dar asas à sua criatividade, no Design de Superfícies procura-se levar em conta esses outros fatores contribuintes, utilizando sempre de uma metodologia para a criação.Um designer não se deixa levar simplesmente pela “inspiração”, mas analisa todos os fatores que podem levar o produto a se tornar um sucesso de mercado.


Design por Marcelo Rosenbaum


Existem alguns sites que valem a pena conferir, que tratam sobre o Surface design no Brasil e sobre o Fórum Superfícies, um evento que aborda o tema em questão.

Adaptado De:

A seguir, 5 exemplos de produtos feitos com polimeros:




Vacas expostas na Cow Parade


Cow Parade em Budapeste

Cow Parade no Rio de Janeiro, em 2007

Cow Parade é uma exposição de arte pública internacional que foi apresentada nas principais cidades em todo o mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metro, avenidas importantes, e parques. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade. O material utilizado, Fibra de Vidro é um composito polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliester (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, "Polímero Reforçado com Fibra de Vidro".






Os produtos da Melissa e Decoração


Por trás do design e do estilo de cada Melissa, tem um extenso trabalho de tecnologia. Para isso, a Melissa utiliza o Melflex®(PVC criado especialmente para a melissa) em sua fabricação. Esse material é o melhor termomoldável flexível que existe, pois além de resistente, oferece muito mais conforto e suavidade ao toque.

Os acabamentos também mereceram atenção especial, e o processo 3DB® é hoje empregado na fabricação dos modelos da marca. É isso que torna possível estampar conteúdo na superfície dos diversos produtos da Melissa. E tem o inconfundível cheirinho das Melissas, grande patrimônio da marca e também motivo de orgulho! A Melissa é a única empresa de calçados no mundo que aplica aroma no produto.

Melissa é uma marca Grendene.



Vídeo de explicação sobre o material de fabricação da melissa:
http://www.youtube.com/watch?v=qXOTA-r94Rs&feature=player_embedded





Objetos Decorativos




Objetos de decoração e mobiliário infláveis, dobráveis e enroláveis. Parede formada de pufes recheados com bolas infláveis. Autor:Cláudio Martins. Material em PVC transparente com ilustrações impressas por processo exclusivo de transferência para PVC, ou com objetos em seu interior.



Fontes:




Notebook

Fruto de um concurso realizado com a MTV em 2007, o modelo HP Pavilion notebook dv2872br “Artist Edition” é baseado no design de um estudante português. O design “Asian Odyssey” incorpora cores marcantes e diversos elementos simbólicos.
Entre os elementos de design do notebook estão o bonsai, o dragão chinês, o símbolo yin-yang, e outros elementos da cultura asiática.

As ilustrações são permanentes - infundidas na tampa ou pintadas a spray - e são prolongadas para o interior, incluindo a área de descanso de palma e as bordas do teclado. A mochila do notebook é decorada com o mesmo motivo, e a configuração não é nada mal. Outro computador com um design muito bacana é o Notebook Vivienne Tam, também da HP.







Com um design voltado para o público feminino, são utilizadas flores, borboletas e cores delicadas, como o cor de rosa e o lilás. O trabalho de design em si vale a pena.




Fontes:



Toy Art

Design by Tokidoki

Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de "brinquedo de arte", isso é, um brinquedo que não serve para brincar, e sim para servir de elemento decorativo, colecionar, etc. Esses “brinquedos” podem ser fabricados em vários materiais e tamanhos, mas o mais conhecido é o de vinil.

O boneco, que pode ser vendido em formato padrão, sem nenhum detalhe, é customizado pelo designer, que se utiliza de tintas, canetas, enfim, o que lhe vier à cabeça. A loja Imaginarium é um dos locais que comercializa esses artefatos. No blog da loja, o designer Viti comenta sobre os modelos lá expostos para venda.


Estamparia Artesanal - Design de Superfície

Oláa Polímero-maniacos.. Dessa vez eu trago algo bem diferente para vocês. Fugindo do Mundo Plastificado e entrando um pouquinho no ramo incrível do Design de Superfícies (que vcs podem saber mais a respeito no post passado), eu apresento o Designer brasuka Celso Lima, com suas piras e loucuras no mundo do design de superfície têxtil. Enjoy!


Estamparias Africanas


Estamparias Africanas

O Artista: Celso Lima Atua na área de Estamparia Artesanal Africana, quase em extinção, aplicada ao design de interiores, um tipo específico de design de superfície.


Influência: Em uma viagem a Java, na Indonésia, Celso se encantou pelo Batik Javanês Tulis, uma técnica de estamparia sobre seda que se tornou sua especialidade, o que fez com que ele fosse para países da Europa e África, berço da maioria das tinturarias sobre materiais como seda, linho, algodão e madeira.




Exemplos do trabalho de Celso Lima

Repercussão: Os trabalhos de Celso Lima foram apresentados em várias exposições e documentados em matérias especiais das revistas de decoração como Casa Claudia, Casa e Jardim, A&D, Casa Vogue, Viver Bem. Grande parte de suas criações está em outros países.

Páginas da Revista Casa e Design com Reportagem de seu trabalho.

Como é feito o trabalho?: As peças são feitas uma a uma. Todo o tecido é feito à mão. O domínio da tinturaria pelos africanos é antigo e há séculos é responsável pelas belas cores de seus têxteis. Tingidos com pigmentos naturais como os terrosos e a cochonilha, a importância da tinturaria africana reside na competente utilização dos mordentes. Exemplo disso é a engenhosa técnica de estamparia por mordentes vegetais e lama dos tecidos bogolan do Mali. Esses tecidos produzidos pela etnia Bambara são preciosos em suas cores contrastantes, geralmente em tons de cáquis, café e preto, com detalhes em branco produzidos à cal sódica, e seu padrão se compõem de grafismos fonéticos e decorativos, com representações labirínticas. Esses labirintos geométricos também estão presentes na estamparia dos povos de etnia kuba do Congo, seja nos seus "veludos" de ráfia ou nos pequenos tecidos em retângulos, costurados, aplicados e bordados com belos grafismos, tingidos também com terras e taninos.

Coleta do Tecido com cor base

Criação dos desenhos e símbolos

Exemplo de molde para a criação do design de superfície

As linhas utilizadas para a peça final

O motivo da valorização desse trabalho: Muitas das técnicas que ele usa estão em extinção, mesmo na África e na Ásia – continentes berços dessas técnicas - porque ninguém mais quer fazer. A população que realizava este trabalho, por questões econômicas e do momento do mundo, está fazendo outras coisas. E essas técnicas acabam ficando na mão de artesãos, artistas plásticos. Suas peças se tornaram únicas o que as deixou extremamente valorizadas na decoração, tanto pelo profissionalismo quanto pela apreciação dos clientes. A história da estamparia é contada através de centenas de processos criados pelo homem, com tecnologias e cânones próprios. Todas essas técnicas encontraram meios de difusão, dentre um convívio cotidiano entre artesãos e aprendizes. De transmissão oral, esses conhecimentos e tecnologias sobreviveram e se aperfeiçoaram durante milênios, transpondo acontecimentos como guerras, conquistas e pestes. Hoje encontra um inimigo muito mais poderoso e absoluto: o extermínio. Culturas inteiras, principalmente na África, vêm sendo exterminadas pela violência, doença e omissão, muitas vezes de seus próximos. Entenda-se que um povo não precisa necessariamente desaparecer para ter sua cultura destruída, e nossas nações indígenas ilustram bem esse processo de descaracterização e perda de sua identidade e aparelho cultural. Nesses últimos anos Celso Lima colocou como parte de seu trabalho, a pesquisa e a recuperação das técnicas ancestrais africanas e asiáticas de estamparia têxtil, e a transmissão desse conhecimento para seus aprendizes. A riqueza dos processos de criação das estampas e a beleza dos resultados obtidos são fascinantes para Celso, uma vez que no mundo atual, uma cultura insiste em tentar apagar uma à outra, o que significa apagar técnicas como essas.

Exemplos de estampas



A tradição: Um dos maiores acervos de técnicas de estamparia artesanal se encontra na África, aonde durante milhares de anos processos de estampar nasceram ou foram assimilados de outros povos. Sendo um grande continente, a África nos oferece uma diversidade de manejo e criação muito grande na estamparia têxtil. No norte da África, a tradição de estampas está ligada à tapeçaria. Existe um padrão que transforma diversas imagens em símbolos geométricos marcados por cores vivas. Ex: pássaros, rosas, lua, pata de leão, serpente, sapo e outros temas. Todos esses padrões são elaborados em "mapas" previamente desenhados para os teares.

A Estamparia na sua tradição original

Estampas prontas.


Fonte::

>>> http://veramartinsitajai.blogspot.com/2008/03/pnll-divulgando-aes-em-prol-do-livro.html

>>> http://celsolima.zip.net/arch2008-03-30_2008-04-05.html

>> http://celsolima.zip.net/arch2007-09-02_2007-09-08.html


Contato com o Artista/Designer

Designer Têxtil Celso Lima

Tel: (11) 3875-5365

E-mail: celsolima@ig.com.br



Espero que tenham curtido. O trabalho dele é parte importante para que uma cultura não desapareça devido ao nosso mundo que cresce hoje fora de controle. Por isso eu o admiro bastante.


Qualquer dúvida comentário ou sugestão, estamos ai!


aahhh.. e uma obs final: o blog ainda está passando pela fase de nascimento, cuidados iniciais... e etc.. somos mamaes blogueiras iniciantes e por isso vira e mexe tem algo totalmente desconfigurado. mas logo tudo vai estar nos eixos e o blog passará a ter mais cara de blog e menos cara de ABNT (eca!)


Vlw gente e até a próxima!


=*