24 de março de 2010

Estamparia Artesanal - Design de Superfície

Oláa Polímero-maniacos.. Dessa vez eu trago algo bem diferente para vocês. Fugindo do Mundo Plastificado e entrando um pouquinho no ramo incrível do Design de Superfícies (que vcs podem saber mais a respeito no post passado), eu apresento o Designer brasuka Celso Lima, com suas piras e loucuras no mundo do design de superfície têxtil. Enjoy!


Estamparias Africanas


Estamparias Africanas

O Artista: Celso Lima Atua na área de Estamparia Artesanal Africana, quase em extinção, aplicada ao design de interiores, um tipo específico de design de superfície.


Influência: Em uma viagem a Java, na Indonésia, Celso se encantou pelo Batik Javanês Tulis, uma técnica de estamparia sobre seda que se tornou sua especialidade, o que fez com que ele fosse para países da Europa e África, berço da maioria das tinturarias sobre materiais como seda, linho, algodão e madeira.




Exemplos do trabalho de Celso Lima

Repercussão: Os trabalhos de Celso Lima foram apresentados em várias exposições e documentados em matérias especiais das revistas de decoração como Casa Claudia, Casa e Jardim, A&D, Casa Vogue, Viver Bem. Grande parte de suas criações está em outros países.

Páginas da Revista Casa e Design com Reportagem de seu trabalho.

Como é feito o trabalho?: As peças são feitas uma a uma. Todo o tecido é feito à mão. O domínio da tinturaria pelos africanos é antigo e há séculos é responsável pelas belas cores de seus têxteis. Tingidos com pigmentos naturais como os terrosos e a cochonilha, a importância da tinturaria africana reside na competente utilização dos mordentes. Exemplo disso é a engenhosa técnica de estamparia por mordentes vegetais e lama dos tecidos bogolan do Mali. Esses tecidos produzidos pela etnia Bambara são preciosos em suas cores contrastantes, geralmente em tons de cáquis, café e preto, com detalhes em branco produzidos à cal sódica, e seu padrão se compõem de grafismos fonéticos e decorativos, com representações labirínticas. Esses labirintos geométricos também estão presentes na estamparia dos povos de etnia kuba do Congo, seja nos seus "veludos" de ráfia ou nos pequenos tecidos em retângulos, costurados, aplicados e bordados com belos grafismos, tingidos também com terras e taninos.

Coleta do Tecido com cor base

Criação dos desenhos e símbolos

Exemplo de molde para a criação do design de superfície

As linhas utilizadas para a peça final

O motivo da valorização desse trabalho: Muitas das técnicas que ele usa estão em extinção, mesmo na África e na Ásia – continentes berços dessas técnicas - porque ninguém mais quer fazer. A população que realizava este trabalho, por questões econômicas e do momento do mundo, está fazendo outras coisas. E essas técnicas acabam ficando na mão de artesãos, artistas plásticos. Suas peças se tornaram únicas o que as deixou extremamente valorizadas na decoração, tanto pelo profissionalismo quanto pela apreciação dos clientes. A história da estamparia é contada através de centenas de processos criados pelo homem, com tecnologias e cânones próprios. Todas essas técnicas encontraram meios de difusão, dentre um convívio cotidiano entre artesãos e aprendizes. De transmissão oral, esses conhecimentos e tecnologias sobreviveram e se aperfeiçoaram durante milênios, transpondo acontecimentos como guerras, conquistas e pestes. Hoje encontra um inimigo muito mais poderoso e absoluto: o extermínio. Culturas inteiras, principalmente na África, vêm sendo exterminadas pela violência, doença e omissão, muitas vezes de seus próximos. Entenda-se que um povo não precisa necessariamente desaparecer para ter sua cultura destruída, e nossas nações indígenas ilustram bem esse processo de descaracterização e perda de sua identidade e aparelho cultural. Nesses últimos anos Celso Lima colocou como parte de seu trabalho, a pesquisa e a recuperação das técnicas ancestrais africanas e asiáticas de estamparia têxtil, e a transmissão desse conhecimento para seus aprendizes. A riqueza dos processos de criação das estampas e a beleza dos resultados obtidos são fascinantes para Celso, uma vez que no mundo atual, uma cultura insiste em tentar apagar uma à outra, o que significa apagar técnicas como essas.

Exemplos de estampas



A tradição: Um dos maiores acervos de técnicas de estamparia artesanal se encontra na África, aonde durante milhares de anos processos de estampar nasceram ou foram assimilados de outros povos. Sendo um grande continente, a África nos oferece uma diversidade de manejo e criação muito grande na estamparia têxtil. No norte da África, a tradição de estampas está ligada à tapeçaria. Existe um padrão que transforma diversas imagens em símbolos geométricos marcados por cores vivas. Ex: pássaros, rosas, lua, pata de leão, serpente, sapo e outros temas. Todos esses padrões são elaborados em "mapas" previamente desenhados para os teares.

A Estamparia na sua tradição original

Estampas prontas.


Fonte::

>>> http://veramartinsitajai.blogspot.com/2008/03/pnll-divulgando-aes-em-prol-do-livro.html

>>> http://celsolima.zip.net/arch2008-03-30_2008-04-05.html

>> http://celsolima.zip.net/arch2007-09-02_2007-09-08.html


Contato com o Artista/Designer

Designer Têxtil Celso Lima

Tel: (11) 3875-5365

E-mail: celsolima@ig.com.br



Espero que tenham curtido. O trabalho dele é parte importante para que uma cultura não desapareça devido ao nosso mundo que cresce hoje fora de controle. Por isso eu o admiro bastante.


Qualquer dúvida comentário ou sugestão, estamos ai!


aahhh.. e uma obs final: o blog ainda está passando pela fase de nascimento, cuidados iniciais... e etc.. somos mamaes blogueiras iniciantes e por isso vira e mexe tem algo totalmente desconfigurado. mas logo tudo vai estar nos eixos e o blog passará a ter mais cara de blog e menos cara de ABNT (eca!)


Vlw gente e até a próxima!


=*

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